Make your own free website on Tripod.com

Histórico Igreja Cristã Apostólica Renascer em Cristo

1. O início da IGREJA

A história da Igreja Renascer em Cristo tem seu início há mais ou menos 15 anos, quando o Apóstolo Estevam Hernandes e sua família saíram da igreja da qual faziam parte. Alguns problemas sérios envolvendo a direção da igreja foram o motivo de tal decisão. A partir daí, o que eles estavam buscando era receber de Deus uma orientação para qual ministério iriam.
Desde sua saída, muitas pessoas já manifestavam o desejo de segui-los, mas o Apóstolo sempre deixou claro que não estava saindo para dividir a igreja. Dentre as pessoas da antiga igreja, havia um casal que estava sendo discipulado e, para que eles não ficassem desamparados, resolveram continuar as ministrações no próprio apartamento do Apóstolo.
O casal continuou a ser ministrado, mas acabou levando outro casal para o encontro e assim, sucessivamente, até que o apartamento não comportava mais a quantidade de pessoas. Foi, então, que eles tomaram a decisão de alugar um local para as reuniões. Esse local foi um salão no piso superior da pizzaria Livorno na Rua Vergueiro, no bairro de Vila Mariana em São Paulo.

O primeiro tempo de crescimento - do apartamento ao restaurante.

O tempo foi passando e muitas pessoas foram se agregando ao grupo. A responsabilidade com a obra e o temor ao Senhor fizeram o Apóstolo pensar, num determinado momento, em acabar com a reunião e direcionar o povo a que procurassem uma igreja. Foi, então, que algo incrível aconteceu. O bispo Geraldo, que havia vendido uma estamparia de sua propriedade naquele dia, trouxe o dízimo daquele negócio e entregou nas mãos do Apóstolo. Aquilo foi um sinal do Senhor. Não havia mais como resistir, pois era realmente a vontade de Deus que um novo ministério começasse ali. Um ministério que iria revolucionar o meio evangélico, trazendo uma nova visão do que é ter Jesus no coração: RENASCER EM CRISTO!
Já como um indício do que seria uma marca em nosso ministério - a prosperidade - o proprietário do Livorno pediu o salão que estava sendo utilizado para as reuniões, pois a pizzaria estava prosperando e eles necessitariam daquele espaço. Foi, então, que outro marco profético se estabeleceu: a Igreja Evangélica Árabe.

Do Livorno á Igreja Árabe

Era necessário conseguir um outro local para a próxima reunião. O culto não poderia deixar de acontecer, e foi assim que eles saíram em busca do novo local. Já tendo rodado praticamente todo o bairro, ao passar em frente à Igreja Evangélica Árabe - no bairro do Paraíso em São Paulo - o Espírito Santo falou ao Apóstolo que aquele era o local. Conversaram, então, com o pastor da igreja e ficou acertado que nossos cultos seriam realizados lá.
Os primeiros desafios, então, começaram a surgir. Ao entrar no templo, que estava fechado há muito tempo, até um morcego havia lá!Um morcego! Foi, então, que se iniciou uma reforma do salão, inclusive aumentando o seu espaço através do recuo da parede do altar.
A igreja crescia sem parar. As reuniões de segunda-feira, realizadas na garagem do prédio, atraíam jovens e mais jovens, que se entregavam a Jesus e eram libertos das drogas. O início da banda Katsbarnea foi um marco que revolucionou a música gospel no Brasil. Artistas que se apresentavam na noite, agora totalmente libertos, tocando para Jesus e atraindo multidões de jovens. Foi um momento poderoso na caminhada do nosso ministério.

A prosperidade começa a ser manifesta - rumo á Lins

Como já dissemos, a prosperidade sempre foi urna marca presente em tudo que fizemos, desde o início da igreja. Com o crescimento, tomava-se necessário agora um novo local. O desejo do Apóstolo era que fosse um local nosso. Foi aí que o Senhor usou um pastor para trazer uma palavra profética de que Deus nos daria um prédio maravilhoso, num local excelente e com um detalhe: teria um ponto de ônibus na porta. Começaram, então, a procurar o prédio até que um dia, a Bispa Sônia, passando em frente ao prédio da Lins, deu um grito, dizendo: - “Olha o prédio que está para vender!”, O local já havia sido um cinema, uma agência de automóveis e, agora, estava fechado. Na primeira visita ao lugar, a presença de Deus foi fortíssima e Ele confirmou a promessa de que aquele local seria nosso.
Quando a notícia foi dada ao povo, vivemos aquilo que Moisés viveu quando os espias foram ver a terra. Calebe e Josué creram mas, os outros dez espias infamaram a terra, dizendo ser impossível conquistá-la. Alguns foram incrédulos quanto à compra daquele prédio, já que o valor, aos olhos humanos, era astronômico. Um detalhe interessante e sobrenatural é que aqueles que entravam no prédio, com incredulidade no coração, saíam cheios de pulgas e aqueles que criam, eram poupados.
Graças a Deus, nós também tivemos nossos Josué e Calebe: Apóstolo Estevam e Bispa Sônia, pessoas que olharam a terra e, a despeito das dificuldades e até das impossibilidades, nunca deixaram de crer que o Senhor nos faria habitar na “terra que mana leite e mel.
Iniciou-se, então, uma campanha para comprarmos o prédio da Lins. O desafio foi lançado e o povo se envolveu doando jóias, valores em dinheiro, objetos de valor, dentre muitas ofertas. O próprio Apóstolo doou um apartamento e foi feita uma ação entre amigos de um automóvel. Somando-se todas estas ações, o valor arrecadado não chegava ao dízimo do valor do prédio. Apesar disso, havia uma alegria e uma disposição no povo em entregar que lembrava a Igreja Primitiva. Nada mais natural, já que estávamos debaixo de um mover apostólico.

Desde o início, tomado por esforço

Nossa visão de batalha espiritual já se mostrava atuante, com o povo jejuando e orando e a Bispa Sônia dando sete voltas no local, até que o Senhor deu um sonho ao Apóstolo. Nesse sonho, ele via um empresário que compraria o prédio para a Igreja e, passado algum tempo, ele encontrou este homem num almoço de negócios. A partir daí se desenrolou um testemunho poderoso pois, aquele homem era cristão e disse que, se o Senhor confirmasse em seu coração, ele compraria o prédio. Esse homem viajou para a Europa e ficou lá durante mais de um mês; enquanto isso, a igreja orava para que o Senhor prosperasse os negócios daquele homem e que falasse ao seu coração. Na volta desta viagem, o sonho se tornou realidade e conquistamos aquilo que parecia impossível aos olhos humanos mas, que já era o plano de Deus para o estabelecimento desta visão maravilhosa da qual fazemos parte: RENASCER EM CRISTO!

2- Origem na visão e não na divisão

Um dos pontos fundamentais da visão Renascer é que não nascemos de nenhuma divisão. Vemos hoje muitos ministérios nascendo da discordância, da rebeldia, da insubmissão e, na maioria das vezes, por interesses pessoais envolvidos. Não foi desta forma que nascemos. Como você pode ver através da história narrada acima, vemos que o Apóstolo sempre teve uma visão de santidade e integridade quanto ao realizar a obra. Sempre houve em seu coração a preocupação de não ser um agente divisor do corpo; por isso, a relutância no princípio.
A propósito, o Apóstolo nunca chamou ninguém para a Renascer, mas as pessoas foram se agregando naturalmente, segundo a vontade do Senhor. Mas, à medida que o Senhor foi confirmando o chamado e a visão para este novo ministério, veio a certeza e a convicção de que ele nasceu no coração de Deus. Nossa origem é a visão genuína que o Espírito Santo deu ao Apóstolo Estevam Hernandes.

Vivendo a essência e não a imitação:

A visão que temos recebido do Senhor é de pioneirismo, ou seja, temos saído na frente em diversas áreas de atuação da igreja. Segundo aquilo que recebemos como essência da visão Renascer, nós não imitamos nenhum modelo ou modelos de ministério, pois temos algo totalmente novo vindo do Senhor.
Na área de música, fomos os pioneiros quando do surgimento da banda Katsbamea, que revolucionou o cenário do gospel nacional. Mais tarde, com a estréia da rádio Imprensa Gospel Fm, novamente partimos na frente no seguimento das comunicações, sempre com uma visão inovadora, quebrando com velhos conceitos já estabelecidos. Vieram, então, os grandes eventos como Marcha para Jesus e SOS da Vida que são, hoje, dois marcos no calendário de todo o povo de Deus.

Na área de assistência social, temos uma visão de qualidade no atendimento e no serviço que é realmente revolucionária. Um exemplo disso é o nosso Centro de Recuperação para Dependentes Químicos em Santana de Parnaíba, onde os internos são atendidos numa visão e numa estrutura de primeiro mundo.
A essência da visão Renascer é viver, em todas as áreas onde atua, um novo conceito de servir ao Senhor que busca sempre a qualidade total e, de forma criativa, encontrar alternativas inovadoras para pregar o evangelho a toda criatura.
Deus deu ao Apóstolo Estevam a Visão de Neemias,reconstruir os muros caídos.O livro de Neemias narra a reconstrução dos Muros de Jerusalém e a reforma espiritual e administrativa que lá aconteceu.Portanto a palavra que define bem o ministério é RESTAURAÇÃO.Jerusalém havia sido destruída pelos babilônicos em 586a.C..Apesar de algumas tentativas de reconstruir os muros, a cidade ainda continuava em ruínas, e sem o muro de proteção, o povo estava indefeso.Diante desta situação, os remanescentes haviam perdido a sua identidade como povo.No meio deste pano de fundo Deus levanta Neemias para realizar uma obra poderosa:reconstruir não só os muros, mas também a dignidade do povo de Judá.

3-As portas da tenda se alargam:

O bispo Bita já tinha ouvido falar a respeito da Renascer, inclusive havia testemunhado na Lins(quando as reuniões ainda eram feitas na galeria).O “tio Pepê” da Adhonep o convidou e ele prontamente foi até lá.Viu o Katsbarnéa tocando e ficou trouxe o CD para Floripa.Tínhamos na época nossas reuniões de Segunda-feira com muito evangelismo e edificação.A Banda Usina de Vida, pioneira na música gospel em nosso estado, logo começou a fazer cover do Katsbarnéa.Mesmo assim passava longe de nossas mentes sermos pastores, muito menos bispos.Freqüentamos anos a Igreja Batista Betel e levamos muitos jovens a conhecer Jesus como Senhor e Salvador.Tínhamos o ministério dos Atletas de Cristo e pregávamos nas praias, campeonatos e em todos os lugares.A cada reunião aumentava o número de pessoas naquele rebanho.Certa época não estávamos mais concordando com o pastor em alguns posicionamentos bíblicos e “fomos convidados” a nos retirar da igreja.Ficamos perdidos sem saber que rumo tomar.Foi então que o Apóstolo Estevam veio passaras férias em Ibiraquera, no Camping do Paulo Sefton e da Cláudia e , eles nos convidaram a passar o dia lá.Ao chegarmos contamos o que havia nos acontecido e o apóstolo olhou para o bispo Bita e disse:Deus me mandou alargar as estacas da tenda e é com você.Levamos um susto, mas o próprio Espírito foi nos convencendo de nossa missão a partir daquele momento.Um mês depois a Igreja já estava sendo inaugurada com a consagração do Bispo Bita a pastor.O que mais nos levou a uma entrega foi a seriedade do ministério e a visão.Este ministério está construído em base forte que é o próprio Jesus.Hoje o pastor Bita já é bispo primaz, a pastora Cláudia é bispa e nos multiplicamos em vários pastores, presbíteros, diáconos,povo liberto e que deseja acima de tudo agradar ao Senhor.