Atos 29  
     
   
     
 
Review Atos 29

EP / Atos29
Por Éber Freitas Dias

Vamos dar continuidade à nossa série de resenhas de bandas independentes. Desta vez, iremos falar da banda Atos29.

Atos29 é uma banda de Salvador/BA formada por quatro integrantes bem jovens [o mais novo acabou de completar 18 anos há pouco tempo] e que há mais ou menos um ano atrás, lançou um disco contendo 3 músicas. Tivemos a oportunidade de entrevistar os integrantes da banda, e logo abaixo você confere esta entrevista exclusiva:

.Gospel: Primeiramente, quem são os integrantes da banda e o que cada um faz?

Atos29: Bruno Neri - Bateria, vocal / Gustavo Santos - baixo / Wilson Filho - Guitarra, violão e comédia da banda / Estêvão Avillez - Guitarra, vocal.

.Gospel: De onde vocês são? A banda existe a quanto tempo? Já houve mudança de membros?

Atos29: Somos todos de Salvador, com exceção de Wilson que nasceu em Uberlândia/MG. A banda tem 3 anos de vida. A banda começou com Bruno, Gustavo e Estêvão, mas em Abril de 2002 Wilson entrou para a banda. E até hoje essa formação continua.

.Gospel: Por que vocês escolheram o nome "Atos29"?

Atos29: O livro de Atos nos mostra como a igreja funciona, ele relata como os apóstolos e os demais discípulos de Cristo viviam em inúmeras situações. O livro de Atos vai até o capítulo 28 não é? Pois bem, escolhemos o nome Atos29 pra representar que nós (Discípulos de Jesus) estamos vivendo a continuação da IGREJA de Cristo. O nome Atos29 tem um significado figurado. Nossa intenção não é de acrescentar nenhum capítulo à Bíblia. Cremos que assim como existiam discípulos de Cristo na igreja primitiva também existem hoje.

.Gospel: Como foi a experiência de gravar um EP? O que ele significa para vocês?

Atos29: Foi bem diferente. Uma experiência nova. Aprendemos muito, crescemos muito em meio a várias dificuldades, mas no final deu tudo certo. A gente teve que se acostumar com o metrônomo (o Bruno que o diga), com o protools, com o sistema de gravação em geral. Gastamos cerca de 35 horas para gravar e mixar as 3 músicas. Fora a grana que gastamos... [rs]. Esse EP significa para a gente a oportunidade e o privilégio de poder compartilhar com outras pessoas a música que o Senhor tem colocado em nossos corações.

.Gospel: Como é a vida espiritual da banda? Qual o comprometimento da banda com a igreja?

Atos29: Não estamos aqui para brincar de cristãos, estamos com o objetivo de cooperar com o propósito de Deus, fazer discípulos. Acreditamos que a vida com Deus não é apenas uma área da nossa vida. A vida com Deus deve ser vivida 24 horas por dia, 7 dias na semana.  

.Gospel: Quem compõe as músicas da banda?

Atos29: Todo mundo. Às vezes alguém chega com uma letra pronta ou uma melodia pronta, mas em geral todos cooperam.

.Gospel: Quais são as maiores influências da banda, musicalmente falando? E espiritualmente?

Atos29: Musicalmente: Seven Day Jesus, Third Day, Forty Days, 12 Stones, DC talk, All Together Separate, Switchfoot, Lifehouse, Shaded Red, Kutless, MxPx e outras. Espiritualmente: Marcos Moraes, Mario Fagundes, Sérgio Avillez que são as autoridades colocadas por Deus nas nossas vidas.  

.Gospel: Como é o cenário do rock cristão na cidade de vocês? Vocês encontram muitos obstáculos e barreiras por aí?

Atos29: No começo era meio complicado arranjar lugares para tocar, pois como vocês sabem, Salvador é a terra do Axé, pagode e samba. Quem curte rock é uma minoria. Hoje é mais fácil arranjar lugares para tocar. Mas o cenário vem mudando graças a Deus. É só depender d'Ele e conhecer as pessoas certas.  

.Gospel: Quais são os planos da banda para o futuro?

Atos29: O nosso objetivo principal é de gravar um cd completo ou pelo menos outro EP. É meio difícil pois é bem caro.  

.Gospel: Você quer dizer mais alguma coisa para o pessoal do .Gospel? Suas palavras finais?

Atos29: Perseverem no Senhor. Olhando firmemente pare Ele que é o Autor e Consumador da nossa fé. É tudo d'Ele, por Ele e para Ele. Glória a Deus. Fiquem na paz!!!



Agora que vocês já conhecem mais sobre a banda, vamos às músicas. Eu diria que o estilo principal da banda é grunge e a primeira música que você pode ouvir é "A Jesus Com Carinho", um verdadeiro grunge de louvor e adoração [já viu isso?]. Seu início é bem parecido com a música "I'd Rather See God's Face" da banda GS Megaphone [que você já pôde conferir em uma de nossas resenhas], banda esta que melhor representa o grunge cristão na atualidade. A letra, como já disse, é basicamente de louvor e adoração onde o nome de Jesus é exaltado e glorificado.

"Anseio" é sem dúvida a melhor música das três. Carrega uma produção muito bem feita e grande maturidade nas divisões dos instrumentos e na dinâmica da música. Ela fala sobre o nosso desejo de nos colocarmos diante de Deus e possui um solo de baixo muito legal.

Por último, ouvimos "Sofrimento", que fala exatamente sobre isso. Um assunto, que particularmente, eu acho muito difícil de se escrever, mas a banda, embora jovem, encontrou palavras suficientes para expressar o sentido do sofrimento na vida do cristão. Esta música contém a participação especial de Erick Matos, um amigo da banda.

É empolgante ver que bandas tão jovens como Atos29 estão se desenvolvendo e crescendo até mesmo em lugares tão difíceis. A maturidade das letras e melodias são fatores que alimentam nossas esperanças de que no futuro teremos bandas cada vez melhores e esperamos que as pessoas possam ter maior acesso a esse tipo de material. Tenho certeza que estamos caminhando para uma época onde não iremos mais depender das grandes gravadoras cristãs evangélicas para termos acesso a um grande número de bandas com ótima qualidade, porque talvez, nem as grandes gravadoras na atualidade estão oferecendo isto para nós.

Clique aqui para ouvir o som da banda.

Faixas:

01. A Jesus Com Carinho
02. Anseio
03. Sofrimento

 


Carimbo .Gospel: Ouro

 
  Entrevista by www.dotgospel.com